O brainstorming, ou “tempestade de ideias”, é uma poderosa ferramenta para provocar mudanças, estimular transformações e buscar soluções inovadoras a partir de um debate saudável. Essa técnica, proposta na década de 40, parte do princípio de que, em conjunto, é possível chegar a soluções melhores e mais criativas do que de maneira individual – é o famoso “duas cabeças pensam melhor que uma”.
O processo
Um problema, conceito ou desafio é apresentado a um grupo. Assim, o grupo deve buscar soluções para esses desafios a partir de um debate de ideias, por mais inusitadas que pareçam ser no início. Então, começa o processo de funil, para discussão da viabilidade de cada uma, considerando assim, as vantagens e desvantagens associadas a cada ação.
Características principais
Dentro dessa prática, é importante se atentar a 4 características essenciais: quantidade, flexibilidade, liberdade e interatividade.
Quanto mais ideias surgirem, melhor. O repertório pessoal de cada um contribui para o debate e estimula a criação de novas soluções. Da mesma forma, é necessário ser flexível para deixar a mente fluir e buscar coisas que saiam do tradicional. Qualquer ideia é bem-vinda! Todo mundo deve ter liberdade para propor o que quiser. Por último, as ideias devem interagir umas com as outras. A construção de novas soluções muitas vezes vem a partir da união de duas ideias.
Aqui na Parola, a gente sempre faz reuniões de brainstorming na busca pelas melhores soluções para os nossos clientes. Muita coisa legal que já fizemos começou em reuniões assim. We Are Better Together.