Um jardim de sucessos
Pensar a comunicação para um shopping center com quase 200 operações é um grande desafio. Conheça alguns dos resultados que atingimos com uma estratégia eficiente, alinhada ao posicionamento da marca.
Aqui, na Parola Conteúdo, já atendemos alguns shopping centers em nossa carteira de clientes e cada um apresentou desafios diferentes que nos inspiraram a buscar as melhores soluções caso a caso.
Então, que tal descobrir como foi nossa experiência mais recente, com o Shopping Jardim das Américas?
Com mais de 20 anos de história, hoje o shopping recebe um fluxo de cerca de 450 mil pessoas por mês e conta com 171 operações, divididas entre lojas, cinema, praça de alimentação, academia, agências bancárias e até um centro médico. Neste cenário, começamos em 2018 nossa parceria com o Shopping Jardim das Américas – carinhosamente apelidado por nós de Jardim – assumindo toda a comunicação on-line. Se a produção de conteúdo, o monitoramento das redes sociais e a elaboração de estratégias de marketing digital já era um desafio e tanto, imagina assumir também a comunicação off-line do cliente.
Quando o Jardim propôs que a agência atendesse também o off-line, não pensamos duas vezes: manda vir! E, assim, a partir de 2019 passamos a cumprir ambas as demandas. Nesse período, a Parola Conteúdo foi responsável pela criação e divulgação de campanhas promocionais, pela comunicação de eventos de pequeno a grande porte, pelo posicionamento institucional da marca, e mais.
Ferramentas utilizadas
Inspirados nas cores de cada estação do ano, apostamos em uma comunicação colorida e viva para expressar esse Jardim. Visualmente, a comunicação proposta foi sazonal, adaptando-se à paisagem lá fora.
O resultado foi um material com muita personalidade e dinamismo. Além das peças institucionais, outro aspecto fundamental da comunicação foram as campanhas promocionais que marcam o calendário anual dos shopping centers: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Natal, além das datas importantes para o varejo, como Volta às Aulas, Liquida Verão e Liquida Inverno, Black Friday. No período foram várias oportunidades para criar peças on e off-line que dialogassem com o público, ajudando a construir um ambiente acolhedor para todos.
Volta às aulas
Tudo isso e ainda arranjamos tempo para realizar atividades complementares, como a ação “Troca de Uniformes e Materiais Escolares”, criada para movimentar a campanha de Volta às Aulas do Jardim. Nesta ação, propusemos um ponto para realizar trocas e doações de peças de uniformes que as crianças não usam mais, livros didáticos e de literatura. A iniciativa inédita deu o que falar e foi um grande sucesso, tanto que entrou para o calendário anual de ações do Shopping.
Através de publicações nas redes sociais, evento no Facebook com mais de 300 respostas e mídia espontânea compartilhada por pais e mães em grupos de mensagens escolares, a ação foi um grande sucesso que contribuiu na percepção da marca como parceira de seus clientes, otimizando a campanha de Volta às Aulas do Jardim de forma eficiente e com resultados bastante positivos.
Ação especial
Entre tantas outras ações, podemos destacar também a que realizamos para divulgar a estreia do filme Pets 2, intitulada “Meu Pet, Uma Estrela de Cinema”, pensada para aumentar o fluxo de pessoas no shopping e no cinema, além de convidar o público para a atração de férias para a criançada – um espaço temático do filme.
Nossa proposta consistiu em uma mecânica onde os seguidores poderiam encaminhar vídeos de seus pets “fazendo arte” para o shopping compor um vídeo para todos assistirem no cinema. Logo, com apenas 6 publicações – 3 no Facebook e 3 no Instagram -, conseguimos um alcance orgânico expressivo com um investimento de baixo custo. Atingimos mais de 70 mil usuários, sendo 47.477 (63%) de forma orgânica, contabilizando 4.080 envolvimentos e 10.588 visualizações de vídeo, tudo isso, graças ao conteúdo relevante para o público, praticamente sem investimento em mídia.
Resultados
Nossa meta anual no Facebook do Shopping Jardim das Américas, em 2019, foi atingir a marca de 83.094 fãs. Iniciamos o ano com 69.789 fãs e terminamos com 84.094, um crescimento de 20,5%. Atingimos a meta ainda em outubro.
Alcance total de
pessoas impactadas
Engajamento total de
usuários que interagiram com a publicação
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compartilhamentos
Já no Instagram, nossa meta anual em 2019 era atingir 14.962 seguidores. Começamos o ano com 9.293 seguidores e adquirimos 7.611 seguidores, um crescimento de 82%, passando ao número de 16.904 seguidores. Crescimento ampliado por uma estratégia eficiente aliada a um conteúdo relevante.
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curtidas
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Campanhas promocionais
Juntamente com as peças institucionais, nosso maior desafio sem dúvidas eram as campanhas promocionais. Por isso, desenvolvemos peças modernas e que se destacavam nos painéis e outdoors. Queriamos que o público se identificasse em cada campanha de maneira natural e que encontrasse no Shopping Jardim das Américas um lugar acolhedor e, claro, com ótimas promoções e vantagens de compra.
Redes sociais
SAC 3.0
Por fim, oferecemos também o serviço de SAC 3.0 na página do Shopping Jardim das Américas, que recebeu mais de 16 mil menções durante o ano de 2019. Uma média de 1.362 menções por mês.