;
28 fevereiro

Por que o brainstorm pode ajudar sua empresa?

O brainstorming, ou “tempestade de ideias”, é uma poderosa ferramenta para provocar mudanças, estimular transformações e buscar soluções inovadoras a partir de um debate saudável. Essa técnica, proposta na década de 40, parte do princípio de que, em conjunto, é possível chegar a soluções melhores e mais criativas do que de maneira individual – é o famoso “duas cabeças pensam melhor que uma”.

O processo

Um problema, conceito ou desafio é apresentado a um grupo. Assim, o grupo deve buscar soluções para esses desafios a partir de um debate de ideias, por mais inusitadas que pareçam ser no início. Então, começa o processo de funil, para discussão da viabilidade de cada uma, considerando assim, as vantagens e desvantagens associadas a cada ação.

Características principais

Dentro dessa prática, é importante se atentar a 4 características essenciais: quantidade, flexibilidade, liberdade e interatividade.

Quanto mais ideias surgirem, melhor. O repertório pessoal de cada um contribui para o debate e estimula a criação de novas soluções. Da mesma forma, é necessário ser flexível para deixar a mente fluir e buscar coisas que saiam do tradicional. Qualquer ideia é bem-vinda! Todo mundo deve ter liberdade para propor o que quiser. Por último, as ideias devem interagir umas com as outras. A construção de novas soluções muitas vezes vem a partir da união de duas ideias.

Aqui na Parola, a gente sempre faz reuniões de brainstorming na busca pelas melhores soluções para os nossos clientes. Muita coisa legal que já fizemos começou em reuniões assim. We Are Better Together.

Comentários

comentários